segunda-feira, 13 de agosto de 2012

História do Brasil.


Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil,é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial, população, com mais de 192 milhões de habitantes.É o único país falante dalíngua portuguesa na América e o maior país lusófono do mundo,além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do planeta, resultado da forte imigração vinda de vários países.
O Brasil foi descoberto pelos europeus em 1500, por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral.O território que hoje é chamado de brasileiro, até então habitado por indígenas, a partir daí torna-se uma colônia do império ultramarino português.Em 1815 se torna um reino unido com Portugal.Em 1815 se torna um reino unido com Portugal
Quando descoberto pelos portugueses em 1500, estima-se que o atual território do Brasil,era habitadopor dois milhões de indígenas, do norte ao sul.população ameríndia era repartida em grandes nações indígenas compostas por vários grupos étnicos entre os quais se destacam os grandes grupos tupi-guaranimacro-jê e aruaque. Os primeiros eram subdivididos em guaranistupiniquins e tupinambás, entre inúmeros outros.colonização foi efetivamente iniciada em 1534, quando D. João III dividiu o território em doze capitanias hereditárias,mas esse arranjo era problemático e em 1549 o rei atribuiu um governador-geral para administrar toda a colônia.Os portugueses assimilaram algumas das tribos nativas, enquanto outras foram escravizadas ou exterminadas em longas guerras ou por doenças europeias para as quais não tinham imunidade.Em meados do século XVI, o açúcar tornou-se o mais importante produto de exportação do Brasil africanos começaram a ser escravizados e trazidos pelos portugueses para lidar com a crescente demanda internacional do produto, iniciando o chamado ciclo da cana-de-açúcar.
 INDEPENDÊNCIA 
D. João VI retornou à Europa em 26 de abril de 1821, deixando seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, então Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, mais conhecido no Brasil como Dom Pedro, como regente para governar o BrasilCoroa portuguesa tentou transformar o Brasil em uma colônia, uma vez mais, privando-a dos seus resultados desde 1808.Naquele tempo quase todos os brasileiros eram a favor de uma monarquia e o republicanismo teve pouco apoio.primeira constituição brasileira foi promulgada em 25 de março de 1824, após a sua aceitação pelos conselhos municipais de todo o país.O Brasil ganhou três guerras internacionais durante os 49 anos de reinado de Dom Pedro II (a guerra do Prata, a guerra do Uruguai e daguerra da Tríplice Aliança) e testemunhou a consolidação da democracia representativa.Quando a monarquia constitucional vigente foi derrubada por um golpe militar organizado pelos republicanos, em 15 de novembro de 1889, houve pouca vontade no Brasil para mudar a forma de governo de monarquia para república,D. Pedro II estava no auge de sua popularidade entre seus súditos.
LOCALIZAÇÃO 
território brasileiro é cortado por dois círculos imaginários: o Equador que passa pela embocadura do Amazonas, e o Trópico de Capricórnio, que corta a cidade de São Paulo.O país ocupa uma vasta área ao longo da costa leste da América do Sul e inclui grande parte do interior do continente, que compartilham fronteiras terrestres com o Uruguai ao sul; Argentina e Paraguai a sudoeste; Bolívia e Peru a oeste; Colômbia a noroeste e VenezuelaSurinameGuiana e o departamento ultramarino francês da Guiana Francesa, ao norte. O país compartilha uma fronteira comum com todos os países da América do Sul exceto Equador e Chile. Ele também engloba uma série de arquipélagos oceânicos, como Fernando de NoronhaAtol das RocasSão Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz.O seu tamanho, relevo, clima e recursos naturais fazem do Brasil um país geograficamente diverso.O Brasil é o quinto maior país do mundo. 

Cristo Redentor,Rio de Janeiro.

Cataratas,Iguaçu.

Lugares mais fantásticos do Brasil
Lençóis Maranhenses,Maranhão.   
 
 Praia,Recife. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário