segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O que é um "Texto opinativo" ?

Texto opinativo ou de opinião é um texto breve, claro na interpretação dos fatos,opinativo mas devidamente fundamentado, sem ferir a ética e o rigor da escrita.
A opinião volta-se para o juizo que cada um ou o grupo (opinião pública) tem sobre alguma coisa.
A opinião apresenta os fatos como a informação, enquadrando-os no respectivo contexto, relacionando-os , através de uma interpretação e elabora um juízo de valor sobre eles.Na opinião, o autor escolhe o ângulo de abordagem dos acontecimentos e das situações, mas não se preocupa com a distanciação nem com a simples explicação imparcial que.
Enquanto a notícia dá a informação, a interpretação explica os fatos e as razões,a opinião adianta o juízo de valor.
Exemplo de textos opinativos:editorial de revistas,comentários de jornal,etc...
Concluindo,o texto opinativo tem por finalidade informar e influenciar,nomeadamente a nível político ou ideológico.
Os "opinion makers" utilizam os dados da realidade para , a partir deles, convencer.


Liberdade, texto opinativo 



Vivemos em uma sociedade que quer nos passar a idéia de que somos livres. Mas será que somos realmente livres? Nós temos liberdade para fazer muitas coisas porem, não temos liberdade de decidir sobre nossas próprias vidas. Se uma pessoa está com uma doença incurável, que aos poucos irá debilitar o seu organismo, e que vai lhe matar de uma maneira lenta e dolorosa, essa mesma pessoa que teoricamente é livre, não tem o direito preferir morrer ao ter que suportar tamanho sofrimento.


A eutanásia é proibida, é proibido que tenhamos controle sobre nossos próprios rumos. Com isso, algumas pessoas que já não sentem mais necessidade de viver ou já não agüentam mais viver, como não podem fazer algo que não seja doloroso, optam por se enforcar, pular de prédios, atirar contra a própria cabeça, dentre tantas maneiras horríveis de se terminar uma vida.
O mesmo acontece com as drogas. Pelo fato da sociedade ser tão hipócrita a ponto de não legalizar as drogas, tirando das pessoas a liberdade de escolha, se quer usar ou não, as pessoas que sentem necessidade de usar das mesmas são obrigadas a se envolver com criminosos para poder exercer o seu direito de escolha.


Muitas pessoas "batem no peito" é gritam que são livres, mas na verdade não passa de uma liberdade falsa que nada mais é que uma maneira de manipulação. Se realmente fossemos livres teríamos o direito de escolher o que fazer com as nossas próprias vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário